cintilografia ossea Fundamentos Explicado



Fase tardia: Sãeste imagens de corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, é possível, em casos selecionados, ser necessária a aquisição de imagens Ainda mais tardias.

Por vezes, as cfoilulas cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram de modo a outras partes do corpo, incluindo os ossos. Isso Pode vir a acontecer atravé especialmentes do sistema linfático ou sanguíneo. Este nome dessa migraçãeste é metástase.

Este osso é o local mais comum do câncer de mama secundário (metástase óssea). Os ossos Muito mais afetados são a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem possui câncer de mama secundário pelo osso É possibilitado a ter diferentes sintomas ou nenhum. Muitas pessoas se sentem bem natural e os sintomas podem possibilitar ser controlados, por isso a importância de executar ESTES exames saiba como a cintilografia óssea de modo a investigação e estadiamento.

Cintilografia óssea trifásica para guiar a retirada de implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Será injetado na veia do paciente 1 radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestãeste do demasiado liquido, devendo aguardar por 3 à 5 horas de modo a o incio da aquisiçãeste das imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA De modo a GUIAR A RETIRADA Por IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR seis Fraturas Espécie II-III D M A Fraturas Genero IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. ESPÉCIES do fraturas fragmentos, sua fixaçãeste permanecequedavel por té especialmentecnica atraumática e mobilizaçãeste articular precoce (). A redução anatômica Destes fragmentos Pode vir a trazer certos inconvenientes, tais como seqüela vascular e dificuldade do movimentação da articulaçãeste próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (9). Em termos biomecânicos, ESTES métodos por fixaçãeste biológicos sãeste suficientemente permanecequedaveis e fornecem ao osso propriedade por suportar ministério com impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese utilizando HIB é considerada atualmente o mfoitodo por eleiçãeste de modo a o procedimento DE fraturas diafisárias do fêmur (,), como os fragmentos sãeste fixados do modo Ainda mais fisiológico, ou mesmo que, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a sua própria vascularização, isento eliminar o hematoma da fratura, este qual promove a ESTILOçãeste Ainda mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado através cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade do captação do traçador nos pacientes submetidos a o Género do tratamento (tabela ). Apenas 6,7% dos pacientes submetidos à fixaçãeste com HIB apresentaram aumento moderado da remodelaçãeste óssea no local da fratura e os demais, somente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau de mobilidade, que leva à hipertrofia o calo ósseo (), o que pode ser a explicação de modo a o aumento de captaçãeste óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos os pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelaçãeste foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na artigo fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes utilizando HIB foram Muito mais discretas e ocorreram em 1 menor número de pacientes em comparação com ESTES submetidos à PP, indicando qual o calo ósseo no primeiro mé especialmentetodo de fixaçãeste estava sofrendo menor movimentaçãeste de que não a do compressãeste, permitindo, logo, óptima consolidação do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi feita atravfois da comparação com este lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente maior qual a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes usando seguimento maior do qual 3 anos foram submetidos à retirada do material por síntese e TC do fêmur lesado. Os demais nãeste puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando este grau de captação pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes qual analisaram a morfologia e a ESTILOçãeste do calo ósseo (figuras D e D). Efeitos Em seis pacientes utilizando HIB, as fases do fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral nãeste fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (oito,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste com PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase do equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em 1 e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos os pacientes usando PP, usando discreto aumento da remodelação pelo local da fratura em 1 (,%), moderada remodelaçãeste óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste de HIB há Muito mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, com fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 69

Para fazer este exame é injetado na veia do paciente um material radioativo, ao absorver esse radiofármaco este organismo emite radiaçãeste qual é detectada por uma câmera de que transmite as imagens para a tela do computador. Nãeste há riscos posteriores à realizaçãeste da cintilografia óssea.

Atenção: O exame é contra-Adequado de modo a gestantes e de modo a aquelas que estãeste amamentando, por medidas de proteção radiológicas, não venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

 Se você é diagnosticado com câncer, as metástases ósseas podem, às vezes ser encontradas antes de pregar quaisquer sintomas. Seu mé especialmentedico poderá pedir exames saiba como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) do metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes É possibilitado a mostrar pontos do metástase óssea de que ainda não estãeste provocando qualquer sintoma.

Lembre-se: o exame é contra-Correto em mulheres gestantes ou em amamentação. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentaçãeste e este visite este site contato íntimo com a criança por pelo mínimo 24 horas após este exame.

A cintilografia óssea detecta metástases ósseas vindas por tumores gerados em outros órgãos saiba como pulmão, próstata ou mama, igualmente ajuda a detectar tumores ósseos, infecções ou inflamações nos ossos, necroses ósseas, fraturas por estresses em atletas, para além do avaliações por próteses ósseas.

Fase do equilíbrio: Este paciente continua posicionado na câmara por cintilação e são feitas imagens por Muito mais 10 MOMENTOS.

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às propriedades fisiológicas desses órgãESTES ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez qual os elementos radioativos cheguem aos órgãos de interesse, as radiações emitidas a partir deles sãeste identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens qual possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame é um produto de seu medicamento específico que é preparado ou encomendado de modo a o dia do procedimento. ESTES diferentes exames estão listados abaixo:

A cintilografia óssea é utilizada para realizar diagnósticos por doenças ósseas e para analisar a gravidade dessas doenças.

A cintilografia óssea permite a detecção precoce de qualquer condiçãeste que aumente este metabolismo dos ossos, dentre ESTES quais se destacam:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *